segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Liquidacao Expand no Emporio Santa Maria

A não ser que você queira encher sua adega de Rio Sol (o delírio de Bacco tropical da Expand) ou seja fã de vinhos portugueses - o que deve ser uma raridade no Brasil, dadas as quantidades de vinhos portugueses que "sobraram" nos depósitos da Expand - já dá para declarar a morte encefálica da tão famosa liquidação de janeiro da Expand no Santa Maria.
Lembro de, em outros anos, termos comprado ótimos vinhos italianos, australianos, e de outras partes. Os preços eram ótimos (sempre 50%) e nem por isso os vinhos estavam estragados.
Desta vez, além de a oferta estar super-pobre, o espaço reservado para liquidação estava coalhado de cartazes com os seguintes dizeres "não trocamos qualquer itens adquiridos em liquidação". Ou seja, caso você ache algum vinho bom que pareça estar barato, desconfie.
Pouquíssimos vinhos tinham desconto de 50% (que era o normal em outros anos).
Resolvemos, em todo caso, fazer o teste. Achamos uns australianos bons com 50%, compramos meia dúzia. O primeiro estava péssimo, a rolha se desmanchava. O segundo, ainda dava para tomar, mas o azedinho já estava se insinuando...
Claro que isso significa que os moços da Expand estão ficando melhores de forecasting, o que é bom para os negócios...mas o evento "liquidação de janeiro" está morto.
De repente, o que eles podiam fazer, era utilizar aquilo que os marketeiros americanos chamam de estratégia dos "loss leaders": deixar reservados, fora dos olhos dos clientes, algumas caixas de bons vinhos de várias nacionalidades. Aí quando aparece um cliente, o atendente dá uma sondada e oferece: "olha, ainda temos aqui uma última garrafa de XYZ". Assim, cada cliente sai da loja com pelo menos uma garrafa que ele comprou por um preço bom mesmo.
É bom para os negócios (lógico que ninguém vai sair de lá só com uma garrafa de vinho, então eles vão estar fazendo dinheiro no resto, ou pelo menos livrando-se de arquivo morto), e bom para os consumidores que gostam da "experiência" da liquidação, pois saem de lá satisfeitos.
Enfim, só uma idéia para salvar o evento sem comprometer o fundo de caixa...

(publicidade: visite Gramado )

Nenhum comentário: